Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Griffinia aracensis Ravenna CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 18-04-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Maria Marta V. de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécieé conhecida por apenas uma população, sujeita a uma situação de ameaça, na Serra dos Aracás, município deMatosinhos, Estado de Minas Gerais. Com AOO de apenas 4 km², no Cerrado, suas principais ameaças são a degradação do habitat, e a coleta, em função de seu valor ornamental. A área de ocorrência da espécie não está protegida por unidade de conservação (SNUC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Griffinia aracensis Ravenna;

Família: Amaryllidaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita na obra Pl. Life (Stanford) 34: 82 (-83) (1978), a espécie apresenta flores menores que G. espiritensis ou G. liboniana, além de pétalas muito mais estreitas. As folhas também são menores do que as espécies mencionadas (Preuss, 2011). Dutilh (com. pess.) afirma que a espécie pode representar um complexo de espécies, com muita variedade morfológica. A mesma autora afirma que a descrição e uma foto publicada posteriormente da planta em cultivo permitiram relaciona-las a um grupo de plantas que podem ser encontradas desde Minas Gerais (região de Belo Horizonte até o norte do estado) até o sul da Bahia, Espirito Santo e norte do Rio de Janeiro, em matas secas.

Potêncial valor econômico

Planta com valor ornamental, sendo considerada de fácil cultivo entre suas congêneres (Preuss, 2011).

Dados populacionais

A espécie possui uma população conhecida, situada na região da Serra dos Aracás, MG (Biodiversitas, 2005). É uma população pequena, rara e esparsa, sendo muito difícil encontrar esta espécie em campo (Dutilh, com. pess.).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no Estado de Minas Gerais (Dutilh; Oliveira, 2012), na localidade conhecida como Serra dos Aracás (Biodiversitas, 2005; Dutilh, com. pess.). As coleções desta espécie são quase inexistentes, com apenas o material-tipo (E.P. Heringer 72-40 UB, próximo de Matosinhos, MG) sendo conhecido, sendo que não se sabe se este material ainda existe (Dutilh, com. pess.). Preuss (1999) afirma que a distribuição geográfica desta espécie é ainda mais ampla, ocorrendo até o oeste do Estado da Bahia.

Ecologia

Planta bulbosa herbácea, terrícola, ocorrendo em Cerrado sensu lato, que inclui desde fitofisionomias florestais (Cerradão), savânicas (Cerrado stricto sensu) até campestres (Campos sujo), todas associadas ao domínio fitogeográfico do Cerrado (Dutilh; Oliveira, 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A espécie vêm sofrendo com a degradação de seu habitat e o consequente declínio das condições ambientais ótimas para sua persistência na natureza (Biodiversitas, 2005).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008), sendo considerada portanto, "Deficiente de dados" (DD). Foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida pela Fundação Biodiversitas sob os critérios B2ab(iii) (Biodiversitas, 2005).

3.2 Population numbers and range
Situação: needed
Observações: A espécie possuí apenas uma população conhecida (Biodiversitas, 2005), sem nenhum dado quantitativo estimado.

4.4 Protected areas
Situação: needed
Observações: A população conhecida não se encontra dentro de nenhuma categoria de unidade de conservação.

Usos

Referências

- PREUSS, K. Griffinia in Pacific Bulb Society - gardening with bulbs. Disponivel em: <http://www.pacificbulbsociety.org/pbswiki/index.php/Griffinia>.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- DUTILH, J.H.A.; OLIVEIRA, R.S. Amaryllidaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB015454>.

- International Bulb Society. Disponivel em: <http://www.bulbsociety.org/>. Acesso em: 16/02/2012.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- DUTILH, J.H.A. Comunicação da especialista Julie H. A. Dutilh, do Departamento de Botânica da Universidade Estadual de Campinas, para o analista Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, São Paulo, SP, 2012.

- PREUSS, K.D. The genus Griffinia Ker Gawler (Amaryllidaceae) revisisted. Herbertia, v. 54, p. 51-66, 1999.

Como citar

CNCFlora. Griffinia aracensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Griffinia aracensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 18/04/2012 - 18:29:06